Perguntas Frequentes

1. Como é o conteúdo dos Cursos Livres de Pós-Graduação?

O conteúdo desses cursos visa o aperfeiçoamento do profissional e se inserem no processo de educação continuada, buscando promover a capacitação do profissional na área cursada para que, futuramente, possa obter titulação em sua especialidade médica e/ou atualização profissional.


2. Os Cursos Livres de Pós-Graduação emitem certificado de conclusão válido?

Sim, o aluno que completa o programa de qualquer curso livre recebe o certificado, discriminando o assunto e a carga horária. O Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa é uma empresa legalmente autorizada a ministrar cursos livres de aperfeiçoamento e capacitação, sendo reconhecida por sua excelência no ambiente educacional médico. Nossos certificados são válidos para concursos que pedem cursos de capacitação e/ou aperfeiçoamento, porém podem não ser úteis para fins acadêmicos ou para concursos que exigem pós-graduação em nível de especialização. Nesse caso específico, temos outros cursos que se inserem na modalidade Lato Sensu autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e certificados pelo Centro Universitário Farias Brito (FB UNI).


3. No Curso Livre de Pós-Graduação preciso apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Como nos inserimos na modalidade de aperfeiçoamento e capacitação, a realização do TCC não é necessária, ficando obrigatória apenas nos cursos que se inserem na modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu.


4. O curso de Pós-Graduação Lato Sensu confere o título de especialista médico?

Não, nenhum curso de pós-graduação confere esse título, seja Stricto, Lato Sensu ou de Aperfeiçoamento. Há somente 2 formas que levam o médico a obter a Especialização Médica: A Residência Médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM); e as provas de título e habilidades das Sociedades de Especialidades filiadas pela Associação Médica Brasileira (AMB).


5. Vou prestar concurso ou buscar promoção em serviço público onde ser Pós-Graduado conta alguns pontos. O Curso Livre de Pós-Graduação é valido para esses casos?

Em algumas situações sim, mas sugerimos verificar antes os requisitos exigidos, se é necessário um curso com registro no MEC e certificado por uma Instituição de Ensino Superior ou se a Certificação de um Curso Livre de Pós-Graduação com a discriminação de carga horária e conteúdo, é o suficiente.


6. Pretendo seguir a carreira acadêmica, cursar mestrado e doutorado. Nesse caso, o Curso Livre de Pós-Graduação é adequado?

Não, os cursos livres de pós-graduação destinam-se a fins de aprimoramento profissional, e não acadêmicos. Os cursos com fins acadêmicos são cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.


7. Fiz o Curso Livre de Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral e Doppler, mas não possuo o título de especialista. Posso anunciá-la?

Não, para se apresentar como especialista, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), é preciso ter o título de especialista em Ultrassonografia, adquirido por meio de residência médica ou por aprovação da sociedade de especialidade reconhecida pelo CFM. O Curso Livre de Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral e Doppler é um curso de capacitação e aperfeiçoamento profissional. Não tem validade de Residência Médica perante o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e não habilita o profissional médico a se declarar especialista em Ultrassonografia perante os Conselhos Regional e Federal. Entretanto, o Curso Livre de Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral e Doppler é desenhado nos moldes de uma Residência de Ultrassonografia, com extensas horas de aulas práticas, o que permitirá ao aluno no final do curso estar apto a realizar exames de Ultrassonografia com a técnica apurada e conhecimento teórico completo. Para poder realizar o exame de obtenção do Título de Especialista junto ao CBR são necessários pelo menos 4(quatro) anos de atuação comprovada no método e a indicação de dois membros titulares do CBR. Ou seja, o Curso Livre de Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral e Doppler é o primeiro e importante passo para a caminhada rumo à atuação no método ultrassonográfico e posterior habilitação para realização da prova de título.


8. Sou especialista em ultrassonografia e realizei cursos no Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa relacionados com minha especialidade. Eles podem ser anunciados, mesmo não tendo resultado em título acadêmico?

Sim, se você já detém a titulação de especialidade. Neste caso é necessário registrar o seu curso no CRM local antes de anunciá-lo.


9. Qual a diferença entre fazer diversos cursos curtos/modulares e as pós-graduações lato sensu em Diagnóstico por Imagem?

Os cursos modulares são a base de aprendizado do programa de Pós-graduação. Se você optar pelo curso de pós-graduação, você contará com um desconto no valor total, terá preferência na reserva de vagas, além de acesso aos conteúdos extras e sessões clinicas multiprofissionais. Mas se você ainda não se decidiu, recomendamos que inicie realizando um curso modular, para que possa experimentar na prática o aprendizado ofertado pelo Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa, e, futuramente, decidir-se pela pós-graduação.


10. Qual a diferença entre fazer Pós-Graduação Lato Sensu no São Carlos Ensino ou em outra instituição?

Diversas instituições têm programas de Pós-Graduação dos mais variados tipos, o São Carlos de Ensino é uma escola reconhecida pelo mercado por sua excelência em ensino/aprendizado e seus alunos têm obtido grande diferenciação profissional. Nosso corpo docente e nossa estrutura possuem foco totalmente direcionado à ampliação das perspectivas profissionais dos médicos. Se seu objetivo é aprender e transformar sua vida profissional, encontrará no São Carlos Ensino o seu parceiro ideal.